Plantio de árvores frutíferas, participação em feira e lançamento de projetos. Essas foram as atividades que marcaram a participação da Escola de Educação Básica Educar-se durante a Semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul, realizada de 21 a 30 de outubro.

Ao longo dos dias de programação, turmas dos Anos Iniciais plantaram mudas de romã, caqui preto, amora, guabiju, cereja, amora, bergamota ponkan, carambola e jabuticaba na área da praça. Já na manhã do dia 29 de outubro, estudantes e professores participaram de rodas de conversa com outras entidades, no Laboratório de Inovação Social Mercur.

Para a coordenadora de projetos da Educar-se, Márcia Murillo, “planejar e efetivar ações em que os estudantes sejam parte, de fato, sempre tem outra dimensão na vida de cada um. Por isso, a importância de possibilitarmos espaços de reflexão e ação. Somente assim conseguiremos transformar o mundo e nossas práticas cotidianas”.

Coordenadora de ambientes da Educar-se, Letícia Sehn também participou da organização. Além de marcar presença no evento de abertura, realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI), de Santa Cruz do Sul, a pedagoga integrou as reuniões de planejamento com o comitê responsável. “É indispensável fazermos parte desse evento, voltado a uma temática tão valorizada pela Educar-se”.

Mais ações

Nesta semana a escola realizou o lançamento de mais um ponto de coleta, direcionado a materiais de escrita (lápis, canetas, borrachas, entre outros). Nos próximos dias, também deve realizar a identificação das espécies de árvores nos ambientes da Educar-se, a partir do inventário realizado desde 2021.