As aulas de Matemática, ministradas pela professora Tayná Luiza Henn, ganharam um aliado diferente para envolver os estudantes. No dia 6 de agosto, as turmas 81 e 82 foram convidadas a participar do amigo secreto matemático online. O presente, nesse caso, deveria ser uma sequência numérica, aliando os assuntos discutidos em sala de aula.

“Todos se engajaram na proposta. O nível das sequências elaboradas pelos estudantes foi o que mais me surpreendeu. Foram muito criativos!”, conta a educadora. Ainda de acordo com ela, além das habilidades específicas do componente curricular Matemática, os estudantes, por meio atividade, puderam desenvolver diversas competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como conhecimento, pensamento criativo, comunicação, cultura digital, responsabilidade e argumentação.

Saiba mais

Com o auxílio do site Amigo Secreto, os estudantes receberam, por e-mail, o nome do amigo secreto. Após essa etapa, eles foram desafiados a elaborar uma sequência numérica. Essa sequência deveria ser publicada no chat anônimo, disponibilizado na plataforma.

Após a aula, cada um verificou a sequência enviada pelo colega, procurou identificar a lógica por detrás de sua elaboração e, com base nisso, buscou determinar o próximo termo dessa sequência.

Já no dia 12, data em que ocorreu a revelação, cada estudante, de forma alternada, ligou o seu microfone e citou uma característica que admira no seu amigo secreto. Em seguida, deu dicas sobre a sequência que elaborou para o colega (número de termos, lógica utilizada, tipo de números). A partir disso, todos foram descobrindo, um a um, os amigos ocultos.

“As sequências criadas pelos estudantes também foram o ponto de partida para trabalhar outro conceito matemático muito importante: o da recursividade”, explica a professora Tayná Henn.