Para dinamizar o processo de leitura e auxiliar no desenvolvimento do hábito de ler, as turmas dos 8º e 9º anos da Educar-se foram convidadas a participar do Painel de Metas Quinzenais de Leitura durante as aulas de Língua Portuguesa.

Elaborada pela professora Pamella Tucunduva da Silva, utilizando princípios da gameficação, a ferramenta permite aos estudantes se organizarem com relação à leitura dos livros, facilitando as estratégias para ler e o engajamento na sua prática.

No painel, desenhado pela própria educadora, é possível visualizar a leitura do mês, a meta de páginas a serem lidas e o avanço de cada estudante em relação a essa mesma meta.

“Cada aluno customizou um prendedor de roupa, com o qual vai avançando no painel, de acordo com o número de páginas lidas. Assim, além de sentir-se mais instigado a evoluir na leitura, consegue saber por onde anda a dos outros colegas”, explica Pamella.

A cada quinze dias, após cumprida a meta, uma aula semanal é dedicada à discussão e a uma atividade lúdica. “Assim, verticalizamos o que é lido, aprofundando a experiência leitora”, conta a docente.

Revisão de sintaxe com rotação por estações e aprendizagem baseada em problemas

Nas mesmas turmas, a professora Pamella da Silva propôs uma revisão de conteúdo diferente. Por meio da rotação por estações e da aprendizagem baseada em problemas, os adolescentes puderam revisar sintaxe.

Para isso, eles foram divididos em grupos, designados a diferentes estações. Nelas estavam disponíveis vídeos, textos escritos, memes, charges, tirinhas, entre outros, sobre determinado assunto dentro da sintaxe (sujeito, predicado, complemento verbal), bem como desafios linguísticos sobre o tema. A cada dez minutos, os estudantes trocavam de estação para revisarem e resolverem novos problemas.

“Ambas as metodologias vão exatamente ao encontro do modo como a geração Z aprende: de forma dinâmica, com a utilização de diferentes mídias, numa proposta cooperativa com temáticas instigantes e desafiadoras. Os alunos se mantiveram focados e entretidos durante todo o tempo”, comenta a docente.

Ainda de acordo com Pamella, após a proposta é fundamental revisar coletivamente os desafios e discutir sobre as maiores dificuldades do grupo, a fim de complementar o processo de aprendizagem.