Conferir obras artísticas de perto e ainda poder conversar com o criador. Assim foi a experiência das turmas 51 e 52 durante as aulas de Arte. Na companhia das professoras Josiane Medianeira Soares, Luciana Vargas e Larissa Pacheco, os estudantes visitaram a exposição Mumei no Uma, de Rafael Barletta, na Casa de Artes Regina Simonis.

“As turmas estavam muito empolgadas para a visitação, uma das primeiras realizadas após o período de distanciamento social. Isso se torna bastante significativo para elas e para nós professoras”, comenta Josiane. De acordo com ela, proporcionar momentos de apreciação é muito importante para as crianças. “Isso abre espaço para a sensibilização, reflexão e para pensar outras possibilidades de ficcionalizar em arte”.

Após a saída de campo, Barletta visitou a escola para uma roda de conversa, na qual contou um pouco sobre sua vida, obras e inspirações para elaboração das suas produções artísticas. Na ocasião, ele foi recebido com cartazes e mensagens produzidos pelos estudantes.

Segundo a professora Larissa Pacheco, “receber o Rafael aqui na escola foi uma experiência maravilhosa. As crianças se prepararam para esse momento, fizeram perguntas e ficaram muito felizes e contentes com a atenção que receberam dele. Viver e participar ativamente de momentos como estes aprimora o processo de aprendizagem das crianças”.

Confira a opinião de alguns dos participantes

Giovanna Antonella Weber Carissimi (52) – Para mim foi muito mágica a experiência de ver obras tão bonitas feitas por um artista que mora em Santa Cruz do Sul. A sensação era de querer comprar todos os quadros, porque conseguíamos ver o quanto o artista se esforçou e se dedicou ao trabalho, e vemos também o quão justo é o preço para quem faz essas artes. E a adrenalina? Subiu lá no alto! Poder vivenciar este momento com a escola e poder visitar um lugar histórico foi muito emocionante.

Theo Muerer Paul (52) – Para mim foi muito legal ver obras que te fazem pensar o que é aquilo, o que significa. Na minha opinião as obras são várias ‘matérias’. Achei muito divertido e diferente.

Olívia Prestes (51) – Eu amei a visita do artista Rafael Barletta. Ele foi muito atencioso e legal. Ele é muito talentoso, pois fazer sua obra não é nada fácil. Ele nos deu autógrafos e nos falou como faz as suas obras. Amei saber que ele pede ajuda para a filha de cinco anos rabiscar e fica horas tentando ver algo nos rabiscos e criar obras a partir disso.