Cápsula do tempo

Ao lado da praça da Educar-se, as turmas 61 e 62 depositaram um verdadeiro tesouro. No dia 22 de maio, na companhia da professora de História Débora Vogt, os estudantes enterraram uma cápsula do tempo, com cartas endereçadas para si mesmos.

Por meio da proposta cada um registrou seus sentimentos, preocupações e objetivos em relação ao início da caminhada dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Além disso, os estudantes foram convidados a escolher objetos relacionados à fase para inserir na cápsula.

De acordo com Débora, “o objetivo da atividade foi reforçar a importância da paciência e da disciplina para atingir os objetivos na vida”. A cápsula será desenterrada somente em 2022, quando os estudantes estiverem no último ano do Ensino Fundamental.

Jogo das Missões

O período colonial brasileiro foi o contexto estudado na disciplina de História pela turma do 8º ano, no primeiro trimestre do ano letivo. Após os estudos realizados, aliados a uma saída de campo às Missões Jesuíticas de São Miguel, os estudantes criaram um jogo de baralho a partir do uso do POX.

Nele, tiveram que responder os sujeitos históricos, os contextos geográficos e econômicos, bem como as vivências que evocassem alguns sentimentos e emoções como a felicidade e a tristeza/medo. Após, criaram uma narrativa em um documento compartilhado com os integrantes do grupo e a professora.