Ao longo do mês de maio os estudantes da Educar-se puderam participar de um grande desafio. Em homenagem ao Dia Nacional da Matemática, comemorado em 6 de maio, os professores lançaram uma série de atividades para as turmas dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

Na data, as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental desenvolveram atividades lúdicas, envolvendo a temática, adequadas à faixa etária de cada um. Já os alunos do 6º ao 3º ano EM assistiram a um vídeo, gravado por alguns professores, no qual era solicitado auxílio para abrir alguns cadeados fechados. A solução, no entanto, seria encontrada após a resolução de problemas desenvolvidos ao longo do mês.

“Foi muito bonito ver o engajamento das turmas, tanto no Dia do Raciocínio, quanto nas tarefas que antecederam o evento. A empolgação que demonstravam a cada desafio solucionado deixou nós, professores, emocionados, pois há tempo não víamos todo este movimento na Escola”, afirma a professora Tayná Luiza Henn.

Saiba como a atividade foi realizada para os AI e EM

– Os professores de Matemática Gustavo Rosas Rodrigues, Sílvia Betris Bender Wermuth, Tayná Luiza Henn e Vitória de Mello Konzen enviaram, para cada turma, um alfabeto matemático. Cada letra era representada por um cálculo.

– Em uma semana, os estudantes receberam metade do alfabeto. Na outra semana, os problemas para solucionar as demais letras.

– A tarefa deveria ser concluída pelas turmas até o dia 26 de maio. No dia seguinte, o Dia do Raciocínio, eles tiveram que resolver desafios envolvendo diferentes componentes curriculares, como Língua Portuguesa, Inglês, Geografia, História, Educação Física, entre outros.

– No 2º e 3º períodos da manhã do dia 27, cada turma recebeu cinco desafios para resolver, elaborados pelos próprios professores. A solução de cada um deles era uma palavra.

– A partir disso, os estudantes precisaram transformar as letras das palavras em números, utilizando o alfabeto matemático construído nas semanas anteriores.

– Para saber se a solução estava correta, os participantes digitavam os códigos numéricos em cadeados virtuais, criados no site Flippity. Em caso afirmativo, ele ficava verde e um sinal sonoro tocava, indicando que havia sido desbloqueado. Em caso de erro, permanecia na cor vermelha.

– Após a resolução de cinco desafios, um sexto cadeado era desbloqueado, parabenizando a turma por ter conseguido solucionar todas as questões. Além disso, foi disponibilizada uma palavra por turma.

– Em seguida, os líderes de turma entregaram a palavra na sala 624, formando a frase “O desafio do Dia do Raciocínio foi cumprido. Recebam a recompensa”. Como prêmio, a Educar-se ofertou um lanche especial no dia.

Confira a galeria de imagens