As turmas 71 e 72 foram envolvidas em uma proposta diferente, via Google Meet, no dia 13 de julho. Na ocasião, os professores Rafaela Tadiello, de Ciências; Daiana Beckemkamp e Eliseu Kniphoff da Cruz, de Educação Física, desenvolveram uma atividade em conjunto, conectando-se por meio da temática Temperatura. “A ideia surgiu  quando estávamos estudando este tema, relacionando-o ao universo e a objetos em geral”, afirma Rafaela.

Assim, foram realizadas aferições da temperatura corporal em quatro momentos: antes do início da parte prática da aula; após o alongamento; após os exercícios mais acelerados; e ao final das demais práticas físicas. “Por fim, fizemos uma discussão a respeito dos valores obtidos por cada um e a sensação térmica que eles sentiram. Como no dia estava muito frio, também dialogamos sobre se essa temperatura do ambiente interferiu ou não nos valores resultantes que eles tiveram”, explica a professora.

Saiba mais

A atividade foi realizada em consonância com os temas temperatura, atmosfera e calor. Durante as aulas de Ciências surgiu a ideia de aliar as de Educação Física, mostrando aos estudantes que a temperatura também pode ser empregada no cotidiano, em atividades comuns.

No dia da videoconferência, os professores dialogaram sobre a variação da temperatura, conforme a agitação dos corpos. “Observamos que ela não é igual a todos, porque cada corpo é um corpo, e possui a sua fisiologia específica, junto com um condicionamento físico diferente”, explica a professora Rafaela Tadiello.

Como no dia da atividade estava muito frio, ao medirem a temperatura, os estudantes comentaram sobre os baixos valores encontrados. Neste sentido, os professores iniciaram uma fala sobre a interferência da temperatura do meio ambiente no corpo humano: as trocas (perdas e ganhos) de calor, e a importância de se empregar os devidos cuidados antes e após a prática dos exercícios.

As turmas, então, compartilharam as suas ideias e possíveis hipóteses para os valores encontrados. Após a dinâmica interdisciplinar, as discussões continuaram na aula de Ciências, nas quais houve a conexão com o assunto E a febre, o que é?.