No Ensino Médio há o fortalecimento da autonomia em busca de uma identidade própria. Além disso, o pensar nas escolhas futuras, e o projeto de vida, como conduzir os próximos anos, a carreira profissional, fazem parte do cotidiano dos estudantes.
Nas turmas do 1º ao 3º ano, a Educar-se conduz cada indivíduo com responsabilidade e muito afeto, oferecendo suporte em todas as fases vividas, seja em âmbito coletivo ou individual.
Acesse aqui e conheça o Ensino Médio da Educar-se
Mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela Educar-se, no Ensino Médio, podem ser conferidos no Projeto Político-Pedagógico (PPP). Entre os objetivos, por exemplo, estão:
– Consolidar os conhecimentos construídos no Ensino Fundamental, através da reflexão, da experimentação e da cooperação;
– Favorecer a participação cotidiana dos estudantes na organização da vida e do trabalho na escola, tendo a autoria e a pesquisa como princípios educativos e pedagógicos;
– Promover a preparação básica para o trabalho e a cidadania do estudante, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
– Proporcionar situações de aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento do estudante como pessoa humana, incluindo a formação ética, estética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
– Criar situações de aprendizagens, visando à formação de jovens críticos e autônomos, entendendo a crítica como a compreensão informada dos fenômenos naturais e culturais, e a autonomia como a capacidade de tomar decisões fundamentadas;
– Contribuir para a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada componente curricular;
– Proporcionar experiências e processos intencionais que lhes garantam as aprendizagens necessárias e promover situações nas quais o respeito à pessoa humana e aos seus direitos sejam permanentes;
– Garantir a educação integral dos educandos no que concerne aos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais;
– Legitimar práticas de construção de aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea;
– Atribuir sentido às aprendizagens, vinculando-as à realidade, priorizando o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e na construção de seus projetos de vida;
– Efetivar atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral.