Proporcionar um novo olhar e um amplo conhecimento da cultura indígena. Com esse objetivo, a Educar-se promoveu o projeto Raízes Indígenas na Cultura Gaúcha. De 23 a 25 de setembro, todas as turmas puderam interagir com Guaranis e Caingangues, em encontros realizados no próprio educandário e, também, em uma aldeia localizada em Lajeado.

De acordo com a comissão organizadora, composta pela professora Liliane Frantz e pela coordenadora pedagógica, Geovane Puntel, da Educar-se; e pela pesquisadora da Unisc, Ana Luísa Teixeira de Menezes; o momento procurou libertar os jovens do conceito que desvaloriza a diversidade brasileira.

Além da escola

O projeto “ Aprendizagens Interculturais com os indígenas na Educação Básica”, do qual a Educar-se faz parte, foi aprovado no edital gaúcho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). De acordo com a professora Ana Luísa Teixeira de Menezes, as ações serão aprofundadas na escola, com práticas interculturais, intensificação da relação com os indígenas, publicação de livro para pesquisa, entre outras ações. O trabalho será realizado durante dois anos e envolve os Programas de Pós-graduação em Educação e Psicologia da Unisc.

Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/educar-se/albums/72157711159650331