Os próximos dias serão de ações especiais na Escola de Educação Básica Educar-se. A partir de hoje, 21, até o próximo dia 30, a instituição participa da programação da 4ª Semana Lixo Zero Santa Cruz do Sul e integra o leque de patrocinadores.

Com isso, estudantes e educadores estarão envolvidos em práticas voltadas à sustentabilidade, o que já ocorre por meio do projeto BioEducar-se, desenvolvido durante os anos letivos.

De acordo com a coordenadora de projetos da escola, Márcia Murillo, a conexão com outros grupos da cidade possibilita novas aprendizagens e trocas de experiências que ampliam o modo de olhar para o mundo.

“Já é o quarto ano que somos parceiros deste movimento e muito nos orgulha essa força do coletivo em Santa Cruz do Sul. Juntos somos mais, em prol dos cuidados com o mundo que vivemos”, afirma.

Educar-se participou da abertura, nesta sexta-feira, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul

Confira as atividades programadas na Educar-se

– Plantio de árvores frutíferas na área da praça. Cada turma da Educação Infantil e dos Anos Iniciais será tutora de uma das mudas.

– Identificação das espécies de árvores da área da Educar-se, com QR Code para acesso à história de cada uma delas.

– Lançamento de ponto de coleta de materiais de escrita, em parceria com o movimento Lixo Zero e a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (COOMCAT).

– Participação na Feira Lixo Zero, no Laboratório de Inovação social da Mercur, no dia 29 de outubro, das 9h às 17h. No dia será promovida uma roda de conversa, entre crianças, para o compartilhamento de boas práticas de sustentabilidade no dia a dia da escola.

Saiba mais

A Semana Lixo Zero é promovida nacionalmente, na última semana de outubro, pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, fundada em 2010 e pioneira na disseminação do conceito no Brasil.

Sua missão é articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.

Sua programação contempla diversas ações, como reuniões, campanhas, seminários, fóruns, congressos, mostras, caminhadas, limpezas, workshops entre outros. Leia mais em https://www.facebook.com/lixozeroscs e no site https://ilzb.org/semana-lixo-zero/.