Desde o mês de abril, um grupo de estudantes e da equipe da Educar-se participa de curso de extensão em Libras, uma das muitas parcerias com a Unisc. As aulas, realizadas via Google Meet, são ministradas pela Mestre em Educação dos Surdos e professora da universidade, Cristiane Ramos Müller, mãe do estudante Peter Müller Goettert, do 9º ano.

Em três horas de aulas, realizadas nas quartas à tarde, os participantes têm a chance de conhecer mais sobre a Língua Brasileira de Sinais. Alfabeto, números, cumprimentos, diálogos do dia a dia são apenas alguns dos temas abordados.

Para a orientadora educacional da Educar-se, Caroline Kipper de Lara, os encontros são uma oportunidade de conhecer esse universo tão relevante. “Aprender Libras é um desafio, pois é uma linguagem totalmente nova para mim.  Tem sido muito gratificante fazer parte deste grupo.”, afirma.

A ideia, inclusive, nasceu no fim de 2020, quando os estudantes sugeriram o assunto para a Semana do Conhecimento, promovida em dezembro. Yasmin Chielle dos Santos, de 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, acredita que “a iniciativa do curso de Libras está sendo incrível e muito necessária! Durante as aulas tive oportunidades incríveis, que abriram meus olhos em relação a inúmeras questões e que ampliaram a minha visão de mundo”.