Mais um grande evento do calendário escolar volta para o formato presencial na Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS. No próximo sábado, 27, a instituição promove o Dia da Família, com atividades no Centro de Convivência, praça da reitoria e Auditório Central.

A programação terá início às 8h30, com acolhida às famílias. Já às 9h15 ocorre a primeira apresentação do espetáculo andante de bonecos em miniatura Brasil Pequeno Itinerante, de Genifer Gerhardt, para as turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Em seguida, às 10h30, a performance será apresentada para os Anos Finais e o Ensino Médio.

Para o público externo, a Educar-se disponibilizará 50 ingressos cortesia. Eles poderão ser retirados na secretaria até as 17 horas do dia 26, sexta-feira.

Ao mesmo tempo, outras atividades serão realizadas para os demais participantes. Entre as atrações haverá oficinas promovidas por cursos da Universidade de Santa Cruz do Sul (confira a programação), além de atividades do Grêmio Estudantil João Carlos de Mello (Gejocam) e da Associação de Pais e Mestres (APM).

O Dia da Família 2022 deve proporcionar momentos de integração entre toda a comunidade escolar. Durante a manhã ainda haverá degustação de alguns lanches distribuídos aos estudantes no dia a dia da escola. Para isso, também, a organização convida que cada um traga seu próprio copo ou caneca, visando a diminuição na geração de resíduos; e cadeira de praia e/ou mantas.

Espetáculo Brasil Pequeno Itinerante, de Genifer Gerhardt, no Auditório Central

9h15: Educação Infantil e Anos Iniciais

10h30: Anos Finais e Ensino Médio

As turmas que não estiverem no espetáculo poderão apreciar:

9h30 e 10h30: oficinas de Maquiagem (Curso de Estética e Cosmética) e de Cupcake (Curso de Gastronomia) – ambas ocorrem nos dois horários

9h30: oficina Unisc Idiomas para Teens (sala 307. Ponto de encontro: CC)

11h: oficina Unisc Idiomas para Kids (sala 307. Ponto de encontro: CC)

– Manhã toda

Aferição de pressão e glicose – Técnico de Enfermagem

Atendimentos na Farmácia Escola (reiki – por ordem de chegada, revisão de medicamentos, verificação de pressão, teste de glicemia, colocação de brincos)

Presença da ervateira Invernada, com distribuição de erva-mate e água quente

Rodas de chimarrão

Degustação de lanches da Educar-se

Atividades do Gejocam e da APM

Exposição artística do professor Ivan Kappaun

O espetáculo

Genifer Gerhardt Siqueira Dimpério é bonequeira, palhaça e poeta. Nascida em Santa Cruz do Sul/RS, é formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (2005 a 2008).

Brasil Pequeno Itinerante, de sua autoria, é um espetáculo que busca falar dos pequenos espaços geográficos, das pequenas famílias, dos conhecimentos e sentimentos vistos como pequenos, escondidos em terras férteis.

No figurino brotam miniaturas criadas à imagem e semelhança das pessoas dos locais por onde Genifer passou, a contar suas histórias.

O espetáculo teve estreia em 2014 no Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre e já percorreu distintos locais dentro e fora do Brasil.

Conheça mais sobre a peça e a autora em https://www.genifer.com.br/