Você sabe o que pode fazer para contribuir com o desenvolvimento cognitivo e social da criança? Essa é a reflexão que o pedagogo Marcelo Cunha Bueno deve trazer à tona na próxima semana, durante encontro virtual promovido pela Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS.

O momento, direcionado a famílias e comunidade, será realizado no dia 3 de novembro, no canal da Escola no Youtube (youtube.com/educarseescola), a partir das 19 horas. “Essa será uma possibilidade de conversarmos sobre a importância da presença e do acompanhamento no desenvolvimento da criança e na construção de uma aprendizagem significativa”, afirma a psicóloga Daniela Haas.

Confira, abaixo, recado do palestrante:

“Imagine viver, pela primeira vez, todas as descobertas de uma vida? Primeiros cheiros, primeiros toques, dores, sons, risos, fome, sono, passos, fala, escrita, desenho, amizades, entrada na escola… A criança, em poucos anos de vida, vive tudo isso. Todas essas experiências se transformam em aprendizados, que estruturarão quem somos, nossa personalidade. Nesse sentido, ter boas referências de adultos, em casa, na família e na escola, é essencial para enriquecer a forma como a criança enxerga e vive o mundo. Quer entender como podemos agir de forma efetiva para educar melhor as nossas crianças? Convido-lhes para a conversa no dia 3 de novembro!”

O convidado

Marcelo Cunha Bueno é educador, diretor pedagógico da Escola Estilo de Aprender, de São Paulo, coordenador da Teia de Saberes – espaço de estudos para educadores – e apresentador do programa Vigiando a Vovó, exibido no GNT.

Formado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (ISESP) – Singularidades, possui especialização em Educação, com formação em Harvard, nos Estados Unidos, e pós-graduação em Pedagogia de las diferencias, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), na Argentina.

Bueno é consultor educacional de diversas empresas e escolas particulares no Brasil, além de possuir coluna na Revista Crescer e de já ter atuado como consultor pedagógico e colunista da Revista Pais&Filhos. Ainda é autor dos livros Sopa de Pai e No chão da escola: por uma infância que voa, publicados pela Editora Passarinho.