A pesquisa nos dias atuais é importante? Essa prática e a leitura de mundo caminham juntas? Qual é o papel da escola na formação do estudante? Esses serão alguns dos questionamentos abordados na palestra virtual, promovida pela Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, no dia 24 de agosto. O tema será abordado pelo doutor em Educação em Ciências e Matemática, Guy Barros Barcellos, nome com expressiva representação na área da Educação.

O encontro será realizado à noite, no canal da Educar-se no Youtube, para famílias de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e equipe. “A proposta é discutir de que forma eles podem ser parceiros na educação para a pesquisa. Instigar crianças e adolescentes, provocar novos olhares para o dia a dia, valorizar as pequenas descobertas”, explica a coordenadora pedagógica Geovane Aparecida Puntel.

Programação especial

Além do encontro no dia 24, Guy Barcellos irá desenvolver atividades especiais com estudantes e professores da Educar-se. No dia 10 de setembro, pela manhã e à tarde, estão programadas palestra e práticas (experimentos com turmas do 7º ao 3º ano do Ensino Médio).

Já no dia 11, pela manhã, Barcellos terá um encontro com a equipe de docentes. Na ocasião, o doutor irá promover a fala Educação pela Pesquisa para a Complexidade – (Des)caminhos e rotas de fuga.

“Esse será um momento de ‘(de)formação docente’, no qual o convidado deve inquietar os educadores para a busca contínua de caminhos que estimulam a autonomia dos discentes por meio do pensamento crítico, reflexivo, a partir de uma perspectiva de mundo complexo”, explica Geovane Puntel, que também organiza a programação.

O convidado

Guy Barros Barcellos possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), mestrado em Educação em Ciências e Matemática e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela mesma instituição.

Atualmente é professor de Ciências e Biologia no Colégio João XXIII, de Porto Alegre, professor-visitante no Centro de Convívio dos Meninos do Mar da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e doutorando em Bioexperimentação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Barcellos, morador de Porto Alegre, também é autor de livros e artigos na área de Educação, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Divulgação de Ciências e Bioquímica Estrutural.