De 13 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, um grupo de estudantes da Escola de Educação Básica Educar-se irá viver momentos inesquecíveis no exterior. Durante o período, o grupo irá participar de um curso de aperfeiçoamento em língua inglesa em Londres, na Inglaterra.

Além disso, na companhia de um docente, eles também irão visitar pontos turísticos e aprimorar os conhecimentos sobre a cultura local. Para o professor André Maurer, que participa da organização, “o intercâmbio não é apenas uma viagem. É uma experiência de aprendizado e construção social e cultural na qual os alunos são protagonistas”.

Ainda de acordo com ele, são trabalhadas competências e habilidades para além das aulas. “Por meio de vivências culturais e sociais os intercambistas são convidados a entender e a socializar em um contexto diferente daquele que estão habituados”.

Saiba mais

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural da Escola Educar-se é pensado em cada detalhe pela instituição e a pela Assessoria Internacional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A atividade não só abarca o estudo da língua inglesa em um país nativo do idioma, mas também trabalha as competências interculturais e habilidades socioemocionais dos alunos participantes, em foco na área da educação e do mercado de trabalho futuro.

As vivências ocorrem tanto na escola de idiomas internacional, quanto na convivência com as famílias locais, que os recebem durante o intercâmbio. Elas também se manifestam nas atividades culturais e sociais organizadas pelo coordenador do grupo, construídas para estimular a autonomia, independência, flexibilidade, resolução de problemas, empatia, criatividade, entre outros pontos.

Confira quem vai participar do intercâmbio

Larissa Drescher Murillo (102)

Leonardo Schmidt de Oliveira (101)

Leticia Yukari Unoshima Masudo (201)

Livia Koakoski (101)

Luana Sofia Rodrigues (102)

Lucas Schmidt Pires (102)

Maria Eduarda Thier Campos (101)

Maria Gabriela Lemes da Silva (102)

Matheus Augusto Lemes (102)

Miguel Estivalet Pinto (201)

Rafael de Barros (102)

Rafael Schaefer (102)

Vitória Trevisan Salvati (101)

A seguir, alguns depoimentos de participantes

Vitória Trevisan Salvati (101)

Não tinha tanta curiosidade de ir, pois era insegura com meu inglês. Mas a minha professora, a Celiena, abriu a minha mente. Ela deu segurança sobre o meu inglês. Meu pai sempre quis que eu aprendesse inglês. Quando menor não tinha muito interesse, mas hoje em dia percebo a importância!

Agradeço muito pela profe por mudar a minha visão do intercâmbio e eu ter essa oportunidade de ir, ainda mais com uma escola carinhosa e presente!

Minhas expectativas são ter mais fluência da língua, conhecer os lugares, observar a sociedade, desenvolver uma nova visão da realidade do país. Descobrir como é a sensação de falar com um nativo e, principalmente, aprender muito em relação ao ‘se virar’.

Leonardo Schmidt de Oliveira (101)

Minhas expectativas são imensas. É um sonho se tornando realidade a cada dia que se passa. Desejo melhorar e aperfeiçoar o meu inglês, além de conhecer pessoas e lugares incríveis!

Luana Rodrigues (102)

Tenho bastante expectativa. Uma delas é conseguir melhorar e aprofundar mais o meu inglês. Também espero conseguir conhecer um pouco sobre a cultura e a língua e quero aproveitar muito com os meus amigos.

Maria Eduarda Thier Campos (101)

Tenho grandes expectativas para a viagem, pois será um sonho a ser realizado. Quero aprimorar meu inglês ao máximo, conhecer diferentes lugares e uma nova cultura! Acredito que será ótimo.