De 16 a 20 de maio a Educar-se promove a Scratch Week, na qual estudantes de diversas turmas participarão de atividades especiais para celebrar o movimento Scratch. Pela segunda vez a escola integra o evento global. No Brasil, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa lançou como temática norteadora Ondas de gentileza, inspirada pela educadora Olesia Vlasii.

A Scratch Week, na escola, ocorrerá em duas modalidades: Desafios rápidos, guiados pelo tema norteador; e Evento especial, com tema surpresa, no qual apaixonados por programação poderão participar de um grande desafio de programação. Poderão participar curiosos, criativos e/ou interessados em desenvolver tecnologias com um conhecimento inicial em computação, design e robótica. Para tanto, é necessário conhecimento prévio em lógica de programação e algoritmo, bem como na linguagem do Scratch.

“A proposta do evento especial é proporcionar uma experiência de imersão em um ambiente de resolução de problemas, ao mesmo tempo descontraído, animado, estimulante e festivo”, explica o professor de Computação e Robótica da Educar-se, Michel Girotto Brum.

A semana do Scratch é um momento para promover e ampliar as experiências dos estudantes, bem como aprofundar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos interdisciplinares, a partir de metodologias diferenciadas, para além da sala de aula.

Para aqueles que não participam das atividades complementares de Robótica ou Computação e desejam participar, é necessário realizar inscrição até o dia 13 de maio (sexta-feira) pelo link: https://educar-se.unisc.br/eventos/scratch-week. Confira, a seguir, a programação do evento, na segunda.

16/05, segunda-feira

Evento Especial (Comp/Robo – Jr e Sn)

• 13h15 – Abertura
  • 13h45 – Organização dos grupos