Para celebrar o Centenário da Semana da Arte Moderna, um grupo de 21 estudantes do 9º ano dos Anos Finais ao 3º ano do Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, seguiu a São Paulo, na primeira quinzena do mês.

O embarque ocorreu no dia 15 de junho, na companhia da diretora Cristiane Iserhard Machado e das professoras Daniela Faccin e Janesca Ivanete Kuntzer Wegner. O itinerário, por sua vez, foi construído com os estudantes, sendo o compilado das sugestões apresentado pelo presidente do Grêmio Estudantil João Carlos de Mello (Gejocam) Vicente Borges Vaz.

A saída de campo contemplou temas debatidos no ambiente escolar, com visitas a museus, exposições literárias e de artes visuais e pontos turísticos da capital paulista. “Na viagem pudemos respirar um pouco dessa arte que faz parte da nossa escola, do que a gente faz em sala de aula”, conta Janesca, de Literatura.

Segundo a professora Daniela Faccin, de Arte, o roteiro proporcionou ao grupo vivenciar/experienciar São Paulo. Orientados por guias de turismo, eles caminharam pelas ruas, andaram de metrô e conheceram restaurantes que fazem parte das culturas que constituem a metrópole, entre outros pontos.

“Eles não ficaram só andando de ônibus e vendo a cidade pela janela. Foi realmente uma experiência. Sem falar que, nos museus, muitos se emocionaram ao ver de perto obras originais de artistas de renome nacional e internacional, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Van Gogh, Renoir, Modigliani, Monet”, acrescenta Daniela.

Para a diretora Cristiane, que também acompanhou o grupo, “tendo a Arte e a Literatura como fortes eixos em nosso dia a dia de trabalho e estudos, acredita-se que a ida a São Paulo seja um marco, uma vivência ímpar para estudantes e escola”. Após intensa programação, o retorno ocorreu no sábado, 18 de junho.