O dia 21 de fevereiro vai marcar a volta às aulas para os mais de 570 estudantes da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul. Na segunda-feira pela manhã, as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio serão recepcionadas, com surpresas, para um novo ano letivo. Na data também têm início as atividades do Currículo Complementar e do Turno Educar-se.

Entre as novidades para 2022 está o Novo Ensino Médio (educar-se.unisc.br/novoensinomedio/), no qual o estudante terá um espaço de estudo e infraestrutura de universidade, apropriado às novas aprendizagens. Aliado a isso, as turmas irão contar com professores especializados e engajados com estudos para atender às novas necessidades.

Além disso, o ano será o primeiro da nova direção, composta pela diretora Cristiane Iserhard Machado e pela vice-diretora Karen da Costa Sippel. A dupla foi eleita em novembro do ano passado. “Para este ano desejamos cocriar experiências e sentidos, considerando as novas linhagens pedagógicas, culturais, metodológicas, com estudos voltados a uma educação desse tempo e nessa história que estamos a viver com as infâncias e as juventudes”, afirma a diretora.

Preparativos

O período pré-volta às aulas foi de intensos preparativos na Escola Educar-se. Além de melhorias na estrutura, foram promovidos momentos de acolhimento com os estudantes, ao longo dessa semana. As crianças da Educação Infantil e do 1º ano foram convidadas a conhecer as novas salas e seus respectivos professores.

Já os estudantes novos, do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, serão recepcionados, na próxima sexta-feira, 18, para uma manhã especial. Na ocasião, a equipe da Educar-se promoverá momentos de integração, além de um tour pela instituição, com a finalidade de vincular e conhecer os ambientes que compõem a infraestrutura da Escola.

Antes disso, amanhã, 17, a equipe de professores, técnicos administrativos e monitores participarão de um encontro coletivo no Recanto do Itacolomy, em Passo do Sobrado. Na programação haverá momento de formação com a doutora em Educação Ana Felícia Guedes Trindade, com o tema Somos todos natureza! E somos natureza cocriadora!.