Após o Governo do Estado do Rio Grande do Sul sugerir cronograma para a volta às aulas, a Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul, intensifica os preparativos para o retorno na próxima terça-feira, 22, com o Nível III da Educação Infantil.  No dia 28 retornam os Níveis I e II, mesmo dia em que está previsto o recomeço do Ensino Médio, caso haja liberação pelo Município.

Para dar início ao processo, a direção da Escola tem apresentado e debatido, com equipe e famílias, protocolos e medidas que serão adotados para que toda a comunidade escolar volte a frequentar as salas de aula com tranquilidade. Na última quarta-feira, 16, por exemplo, educadores e técnicos administrativos participaram de capacitação online com o grupo Pró-Saúde, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão da Covid-19, elaborado pelo Comitê Institucional de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Local); utilização de máscara de proteção individual e de álcool gel; distanciamento de classes; redução no número de alunos por sala; controle de entrada e saída de pessoal; tapetes sanitizantes; e aferição de temperatura são alguns dos aspectos em pauta.

Além disso, a Educar-se realiza consultas e pesquisas sobre a possibilidade de retomada das aulas presenciais. Segundo a diretora, Valderez Maria Kern, neste momento o contato e o diálogo com as famílias e com os estudantes é imprescindível. “A parceria entre a família e a escola é um dos pilares para que a aprendizagem aconteça. Acreditamos nesta constituição de pertencimento”, afirma.

Professores do Ensino Médio também serão convocados para uma reunião virtual, no dia 23 de setembro. As demais etapas de ensino terão seus encontros agendados nos próximos dias.

Confira o Plano de Contingência Educar-se na íntegra

Educar-se também enviou máscaras personalizadas de proteção facial aos estudantes