Para que estudantes vivenciem, com mais tranquilidade e de forma significativa, a finalização da etapa escolar, a Educar-se promove, ao longo do ano letivo, o Encerrando Ciclos, projeto composto por uma série de ações voltadas ao Ensino Médio.

Organizado pelo Serviço de Orientação Educacional, neste ano letivo o projeto já proporcionou encontros para desenvolver o autoconhecimento; rodas de conversa sobre sentimentos, angústias, expectativas frustradas sobre o último ano; escolha da profissão e demais aspectos.

“Também foram realizados encontros entre as famílias; com ex-alunos, ativos no mercado de trabalho; e com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sobre a reinvenção no Ensino Superior”, explica a orientadora educacional, Caroline Kipper de Lara.

Até o fim do ano, no entanto, as atividades têm continuidade. Um dos momentos planejados é a conversa sobre marketing pessoal e inserção no mercado de trabalho As pessoas sabem realmente quem você é?, com a jornalista Rochele Conrad; uma possível confraternização entre estudantes e professores, e um piquenique entre famílias, após o período de isolamento social.

Na segunda quinzena de agosto, a diretora Valderez Maria Kern também reuniu as famílias para abordar aspectos da formatura. Confira, a seguir, depoimentos de alguns pais que participaram desse encontro.

Jaime Laufer

“O momento de encontro entre os pais com a direção e professores da Educar-se foi muito proveitosa, possibilitando, neste período de afastamento, integração e momentos de atualizações com assuntos pertinentes à preocupação de todos nós.

Além dos assuntos tratados (finalização de um ciclo, formatura, futuro de nossos filhos e aulas remotas), foi possível fazer o reconhecimento do esforço de todos da Educar-se em oferecer o que era possível, em termos de continuidade dos estudos, de forma virtualizada, em tão pequeno espaço de tempo. Isso novamente confirma a dedicação, o protagonismo e o compromisso de todos da Escola em fazer o diferencial na vida de quem por ela passa, sendo uma Instituição transparente, democrática e humana, que nos permite esta troca afetuosa de sentimentos entre estudantes, suas famílias e os educadores.

Também de lembrar, como no caso de nosso filho, que está desde o primeiro ano do Ensino Fundamental na Educar-se, de todos momentos de acolhimento, e carinho desde o primeiro dia, da atenção e cuidado com ele nestes anos todos, pois também temos (filho e pais) a Educar-se/Unisc como nossa segunda casa”.

Gislene Bencke

“O encontro foi de suma importância, para os jovens, famílias e para os educadores, pois, quando trabalhamos em equipe, e expondo o lado de cada um, acabamos sempre achando uma boa saída que agrade a todos.

Esse encontro também nos trouxe tranquilidade e, de certa forma, nos acalentou, pois a preocupação, carinho, palavras e a forma que os educadores conduzem as situações nos dá muita segurança.

Foi um encontro em que as famílias puderam “colocar para fora”, falando um pouco dos momentos marcantes; das lembranças que irão ficar desse tempo vivido por seus filhos na escola; das amizades; das pessoas que fizeram parte disso tudo; do que eles irão levar para o novo caminho a seguir… Falamos das angústias e alegrias que todos estão passando ao verem que seus filhos estão prestes a alçar voo… E as famílias, com belas palavras, apoiaram umas às outras

Muito bom poder falar de nossos sentimentos e, nisso, a escola Educar-se é perita, pois os encontros são profundos e marcantes, sempre nos fazem enxergar um caminho melhor. Assim como tratam nossos filhos, também tratam a nós com todo carinho e atenção”.

Josiane Estivalet

“O encontro realizado serviu para aproximar pais, alunos e escola, sob uma perspectiva de cuidado e atenção aos interesses e necessidades não só dos alunos, mas como das famílias e dos professores. A excepcionalidade do momento provoca profundas reflexões sobre a situação dos nossos filhos, os seus planos e formas de enfrentamento de suas frustrações.

Trabalhar em conjunto todas essas questões viabilizam a construção de novas perspectivas, novos horizontes que, individualmente, não seriam passíveis de serem vislumbrados. Ao mesmo tempo, serviu para reforçar a certeza de que a Escola Educar-se se mantém atenta e disposta a atender a comunidade escolar, não apenas no seus aspecto formal mas, e especialmente, numa perspectiva humanista, dialógica e consensualizada”.