Com o tema Felicidade e sistemas de justiça, a Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, promove o último Encontro com as famílias de 2019, aberto à comunidade. Amanhã, 7 de novembro, das 19h às 20 horas, na sala 101, do bloco 1, da Unisc, a juíza Josiane Caleffi Estivalet vai dialogar sobre a construção conjunta de soluções a serem utilizadas em situações conflitivas.

Na companhia da mediadora e facilitadora de círculos restaurativos, Marieli Hoff, Josiane, deve abordar questões referentes à perspectiva pedagógica de solução de conflitos. A ideia da dupla é compartilhar a experiência adquirida com adolescentes em diversas esferas do cotidiano.

Para as organizadoras, a psicóloga Daniela Roberta Haas e a orientadora educacional Caroline Kipper de Lara, o objetivo do encontro é proporcionar uma reflexão sobre novas formas de se relacionar com as pessoas, seja na escola ou fora dela, criando elos entre felicidade, sociedade e contemporaneidade.

“Essa é uma semente que estamos plantando na Educar-se. Queremos que mais pessoas conheçam essa nova forma de olhar o mundo e entender o outro, de acolher com empatia e de resolver os conflitos de uma forma mais tranquila, com menos possibilidades de violência”, afirma Caroline.

Saiba mais

Josiane Caleffi Estivalet é juíza de Direito desde 1997. Ao longo de sua trajetória, jurisdicionou as comarcas de Porto Xavier, Santo Ângelo e Santa Cruz do Sul, como titular. Trabalha com métodos alternativos de resolução de conflitos desde 1999 e hoje atua como coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com atividades voltadas para famílias que estejam passando por reconfigurações.