O resultado de uma ação coletiva, desenvolvida em 2019, já pode ser visto na praça da Escola de Educação Básica Educar-se, em Santa Cruz do Sul/RS. Nas telas da quadra de esportes, as buchas vegetais, plantadas no ano passado, estão prontas para a colheita.

Tudo começou em agosto, quando a Educar-se promoveu a conversa Como assim, casa sem lixo? (https://www.instagram.com/casasemlixo/), com a digital influencer Nicole Berndt, de Florianópolis (SC). A partir das vivências com os estudantes, as professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental estudaram a possibilidade de substituir a tradicional esponja pela natural, e assim criaram um ponto de coleta no sucatário da Escola.

Com isso, a professora de Artes, Daniela Faccin, forneceu as mudas, coletadas na casa de seus familiares. “Ela trouxe buchas com sementes dentro. A partir daí as turmas foram desenvolvendo as plantas”, lembra a professora Márcia Murillo.

Além das crianças das turmas 11 e 12, o plantio também foi realizado pelo terceiro ano do Turno Educar-se, sob a supervisão da monitora Letícia Sehn. “Após o plantio, todos cuidaram das plantas, regando e adubando”, lembra.

Para Márcia, que também é coordenadora de projetos da Educar-se, essas pequenas ações podem, até mesmo, mudar hábitos. “Ter a muda na Escola também é uma possibilidade de ver esse ciclo da vida, o que as crianças adoram. Além disso, também abre a possibilidade de utilizarmos essas esponjas na nossa cozinha”.

A ação também engloba as atividades anuais realizadas pelo projeto BioEducar-se. “Nos sentimos muito felizes de poder incentivar essas práticas pequenas e cotidianas. De permitir que as crianças vivenciem e que, daqui a pouco, levem esses conhecimentos para suas famílias e para a sua vida”.