Entre os 40 nomes selecionados no Brasil para integrar a equipe de treinamento com foco em competições internacionais de Astronomia, está a estudante Laura Fritsch Neitzke, do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Educar-se.

O anúncio ocorreu no último sábado, 19, em live realizada pela organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No ano passado, Laura conquistou medalha de ouro na competição (em 2020 ela foi medalhe de bronze). “Fiquei muito emocionada em saber que toda minha dedicação me colocou dentro da equipe de treinamento das seletivas”, afirma a estudante.

Conforme explica o professor de Física, e orientador da estudante, Charles Bruno da Silva Melo, “após a conquista, em 2021, Laura foi convidada a dar início ao processo para participar das seletivas internacionais. Passou por três etapas:  as duas primeiras compostas por avaliações teóricas e a terceira por prova de planetário, na modalidade remota e vigiada, além de teste teórico.

A partir de agora, ela irá participar de treinamentos para possivelmente compor a equipe brasileira na International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA) –prevista inicialmente para ocorrer na Ucrânia -, e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), organizada pelo Panamá.