Com o propósito de ampliar a escuta e o conhecimento de mundo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, as aulas de Música têm contado com uma série de recursos inovadores. Ao longo do mês de junho, por exemplo, os estudantes conheceram e puderam manipular uma mini Kalimba.

De acordo com o professor Joílson Almeida de Oliveira, um dos recursos bastante utilizados nos encontros de musicalização são os Doodles interativos da Google. “Para desenvolver ainda mais a noção de espaço geográfico das crianças, viajamos, virtualmente, através do Google Earth. Assim, partimos da praça da Escola e seguimos até o Zimbabwe, no continente africano”.

Por meio da viagem, as turmas encontraram o MBira (do povo Xona), um instrumento incomum, também conhecido como Kalimba. Por meio da proposta, as crianças tiveram a oportunidade de explorar parâmetros do som (timbre, altura, duração e intensidade); comparar com outros objetos sonoros e ainda manipular uma versão de objeto.

“Nas turmas de 3º, 4º e 5º anos aproveitamos para ampliar a apreciação e refletimos sobre as riquezas culturais da África e, também, sobre o que lembramos, geralmente, quando pensamos neste continente. Para isso, inclusive, contamos com uma fala da estudante Louisa Rebecca Fuller, da turma 31, que já morou na África do Sul”.

Rebecca também falou sobre mitos e verdades em relação à Africa do Sul

Clique aqui para conhecer o Doodle sobre a Kalimba

Nos demais links você pode conferir outros espaços virtuais musicalizadores utilizados pelo professor