As turmas 81 e 82 viveram um momento especial, na primeira semana de agosto. Durante videoconferência, os estudantes participaram da palestra Protagonismo e Responsabilidade, com a psicóloga da Educar-se, Daniela Roberta Haas. Para dar início ao encontro, promovido por meio do componente curricular Conexões e Saberes, ela questionou os participantes: Quem é você no mundo?.

“O próprio nome já diz. Ser protagonista, ser responsável é você ser o agente tomador de decisões da sua vida”, explica Daniela. De acordo com ela, o encontro procurou despertar novas reflexões entre os participantes. “Quando eu olho para mim, e penso no quanto a minha ação interfere no mundo, eu estou sendo um protagonista. Essa micro-ação me torna um sujeito protagonista e responsável”.

“No Conexões de Saberes, os estudantes são convocados, constantemente, a pensar conceitos relacionados ao cuidado coletivo, em especial as suas posturas frente a este novo modo de ensino”, explica a professora de História, Débora Vogt, que promoveu o momento ao lado da colega Rafaela Bressan Tadiello, de Ciências.

Por meio da conversa, os jovens puderam discutir e esclarecer questões que eles mesmos trouxeram, quando questionados sobre os temas propostos. “Deseja-se que, a partir das trocas, consigam clarear os conceitos e aplicações da responsabilidade e do protagonismo em seu cotidiano”, acrescenta Rafaela.

Saiba mais

Conexões de Saberes é um componente novo na Educar-se, disponível na grade curricular do 7º ao 9º ano, Anos Finais do Ensino Fundamental. Ele contempla a investigação, o rigor científico, a resolução de problemas, as inserções comunitárias.

Por meio dele, é possível desenvolver capacidades cognitivas e socioemocionais (responsabilidade, empatia, cooperação, resiliência, curiosidade, criatividade, entre outras), além de explorar comportamentos e reflexões sobre si mesmo, sua relação com o outro e o impacto que isso tem na sociedade.