Para promover o conhecimento do recurso natural água, as professoras das turmas 41 e 42, Márcia Murillo e Sâmera Uebel, promoveram uma atividade diferente com os estudantes. Nos dias 27 e 28 de março, as crianças investigaram as características do elemento (pressão, força, misturas), em casa, com a participação de suas famílias.

Os relatos foram compartilhados na segunda-feira, 29, durante as aulas de Ciências e Linguagens. Além disso, também foram produzidos vídeos e fotos sobre o momento. “Sempre reiteramos a importância das experiências na vida cotidiana das crianças. Existe entusiasmo pela curiosidade. O não saber faz com que elas queiram investigar e buscar compreender o porquê das coisas”, afirma Márcia.

Além dessas experiências, outras estão previstas ao longo do ano, alinhadas ao projeto de Iniciação Científica da Educar-se. Segundo Sâmera, “essas atividades na vida cotidiana das crianças provocam maior gosto pelo ato de estudar. Poder comprovar hipóteses, ou conhecer conceitos de forma prática, é instigante para elas e para os professores”.

No momento, os estudos sobre a água vão abordar cuidados e preservação, estados físicos, ciclo na natureza, além da exploração da bacia hidrográfica do município de Santa Cruz do Sul.

Confira, a seguir, registros das experiências.