E se existisse uma máquina que pudesse resolver o seu problema? Diante dessa pergunta, os estudantes das turmas 71 e 72 foram desafiados a construir elementos para facilitar o dia a dia das pessoas. Além disso, eles ainda tiveram que criar anúncios, apresentando cada uma das invenções.

A atividade foi uma proposta das professoras Rafaela Tadiello Santos, de Ciências, e Janesca Kuentzer Wegner, de Português. O resultado pode ser conferido na área entre os blocos 7 e 6, na própria escola.

Do laboratório para a prática

A ideia, no entanto, surgiu a partir de uma visita ao Laboratório de Física da Unisc, realizada no dia 16. Na ocasião, os estudantes observaram a Máquina de Héron, a primeira máquina térmica a ser inventada, além de outra unidade que exemplificava o funcionamento de uma locomotiva.

“O momento foi muito bacana e significativo pois proporcionou a cada grupo explorar outros espaços da universidade, bem como observar de modo mais próximo o funcionamento efetivo de uma máquina”, explica Rafaella.

Esculturas

Já durante o mês de outubro, as turmas realizaram exposição de esculturas, no saguão da Educar-se. As peças foram desenvolvidas nas aulas de Artes, sob coordenação do professor Ivan Kappaun. Para a produção, os jovens utilizaram papel machê, a partir da temática de figuras mitológicas (egípcias, gregas, indígenas).

“Foi um projeto muito desafiador, pois demandou grande esforço e a colaboração de todos os envolvidos. A escultura, por operar na produção de composições tridimensionais, é uma manifestação artística complexa. Não é o mesmo que desenhar, pois é necessário levar em consideração princípios de volume, espacialidade e equilíbrio”, afirma Ivan.

O estudante Pedro Beppler (no centro, na foto acima) considerou positiva a experiência. “Foi um processo demorado, mas legal. Muitas pessoas se ajudaram, conhecemos algo novo e, mesmo com as dificuldades, conseguimos fazer a escultura.

Confira o vídeo da exposição