Você sabe quais são as opções para investir o seu dinheiro? Essa foi a reflexão que o professor Ricardo André Machado, chefe do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), trouxe à tona para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Educar-se.

No encontro, realizado durante as aulas de Educação Financeira, o convidado também abordou controle de orçamento e planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo. Na sequência, Machado instigou os estudantes a pensarem: ‘Você é destruidor ou gerador de riqueza?’.

A partir disso, falou sobre padrão de consumo; razões para investir; tipos de investidores; investimentos mais adequados; risco, rentabilidade e liquidez; conceitos de mercado (Selic, CDI, Inflação); investimentos de renda fixa, de renda variável, fundos, previdência e ações.