As turmas 91 e 201 Educar-se participaram de uma atividade especial nas últimas semanas. Em sala de aula, os estudantes brincaram e aprenderam sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do jogo Caminhos do SUS, disponibilizado pelo Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Outras Drogas (Grupad), coordenado pela professora Edna Linhares Garcia, do Departamento de Ciências da Saúde da Unisc.

Em dois momentos, os jovens receberam a visita de acadêmicas do curso de Psicologia da Unisc e da doutoranda Letiane de Souza Machado, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS), da mesma instituição. Quem também deve participar nos próximos dias é a turma 92.

Durante as manhãs, elas explicaram o funcionamento do jogo, com material expositivo, além de abordar o objetivo, as regras e os modos de jogar. Após, os escolares dividiram-se em grupos e contaram com o apoio das aplicadoras para auxiliar nas possíveis dúvidas.

Para a doutoranda Letiane de Souza Machado, a experiência com a turma foi exitosa. “Todos colaboraram e cumpriram as propostas do jogo de forma entusiasmada. As cartas desafio, demandaram que os alunos, de forma coletiva, encenassem situações de emergência do cotidiano, como ligar para o número correto dos bombeiros em caso de incêndio. Por meio deste espaço foi possível aproximar os adolescentes aos serviços de saúde e de assistência social do município”.

De acordo com a Orientadora Educacional da Educar-se, Caroline Kipper de Lara, “a atividade possibilitou que os jovens vivenciassem experiências significativas, que os colocaram como protagonistas de situações reais e desafiadoras. Através destas situações, eles foram provocados a se posicionarem e a tomarem decisões”.

O jogo

O Caminhos do SUS surgiu a partir do projeto Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul, desenvolvido no Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Outras Drogas (Grupad).

É um jogo analógico e de tabuleiro que, de forma lúdica, requer que o jogador adote um planejamento para percorrer os caminhos da rede, construindo conhecimento quanto aos serviços e ao fluxo de atendimentos.

O tabuleiro representa a cidade de Santa Cruz do Sul, com diferentes serviços e dispositivos de cuidado intersetoriais. Para jogar, cada participante recebe uma carta-missão, em que é exemplificada uma situação cotidiana, como um familiar que deseja parar de fumar ou um colega com problemas relacionados à saúde mental e à suspeita de violência sexual.

A partir disso, o jogador percorre diversos serviços de saúde, de educação, e outros locais, com o intuito de completar sua missão. Por isso, o dispositivo é considerado um recurso tecnológico de potência no trabalho com adolescentes, contribuindo para a interação e para a aprendizagem, promovendo sua autonomia.