Um dos momentos mais esperados pelos estudantes da Educação Infantil, da Educar-se, é a entrega dos kits pedagógicos. Sempre repletos de atividades criativas, são a alegria dos pequenos. No mês de julho, por exemplo, as professoras elaboraram o Kit Jogos.

“Nele havia propostas confeccionadas pelas profes, como tangram, alinhavo, jogo da velha e um jogo da memória, elaborado com as fotos dos colegas”, conta uma das educadoras, Gilmara Schroeder. Além disso, foi proposto que cada família construísse uma trilha numérica, utilizando fotografias das crianças e criando as regras para próprio o jogo.

Na casa de Klara e Katharina Vogt Kuntz, por exemplo, os pais Débora Vogt e Alexandre Kuntz auxiliaram cada uma das filhas na execução das atividades.

“Nós conversamos com elas sobre o que iriam gostar de abordar. A Katharina quis fazer um jogo no qual pudesse retratar a escola. Já a Klara optou por montar um circuito inspirado na própria casa”, conta Débora.

No caso da Klara, segundo a mãe, a ideia foi desenvolver uma trilha até um córrego próximo da casa, para que a turma pudesse se divertir, assim que visitasse a casa das gêmeas. “Esse era um local que poderia ser cenário, imaginando a turminha aqui, conhecendo as nossas cabras e vários espaços assim, dentro do universo da natureza”, explica Débora.

Ela ainda acredita que essa escolha surgiu pelo incentivo da Educar-se a olhar para a natureza. “Isso é algo que foi muito potencializado pela Escola por meio das falas com as professoras e das atividades”.