Em tempos de aulas à distância, as turmas da Educação Infantil da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, têm recebido presentes especiais, desde o mês de abril: os kits pedagógicos. Por meio deles, as crianças podem explorar, brincar, criar e, assim, aprender.

Recentemente, por exemplo, os estudantes foram agraciados com mudas de alecrim, entre outros materiais. Além de relacionar a planta com a música “Alecrim dourado”, a equipe de professoras convidou os estudantes a não apenas cuidaram do exemplar, mas a enfeitarem os vasos ou a replantá-los em outro local com a ajuda da família.

“Aqui em casa, adoramos os kits. Quando os recebemos são momentos de muita alegria. Em meio a esse momento de preocupação, de isolamento, a chegada é uma festa”, afirma a Sandra Knak, mãe da Amanda, estudante do Nível 2. De acordo com a fonoaudióloga, com os itens a pequena se sente mais próxima da professora, da Escola e, de alguma forma, dos coleguinhas.

Para ela, os kits pedagógicos, assim como os encontros virtuais, são uma maneira de manter a conexão com a Educar-se. “Essa adaptação, de ter que ficar em casa, acaba sendo muito boa, a partir dessas estratégias da Escola. São maneiras bem legais de estarmos próximos de todo mundo”.

A pequena Amanda

Um olhar especial

Durante o período de aulas remotas, a Escola Educar-se prima por planejamentos que tragam propostas de forma contextualizada, a partir dos Campos de Experiências e Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Na Educação Infantil, neste momento, ampliamos nosso olhar e cuidado em relação às atividades domiciliares. As propostas são pensadas a partir do ambiente em que a criança se encontra, respeitando as particularidades sociais e de desenvolvimento individual”, afirma a coordenadora pedagógica Karen da Costa Sippel.

Karen auxiliando na entrega dos materiais

Ainda de acordo com a pedagoga, a Educar-se acredita que todas as ações desenvolvidas, junto às famílias, também são pedagógicas e fundamentais para o desenvolvimento integral da criança.  No início dessa semana, aliás, uma maleta literária foi entregue pela Escola.

Atividades desenvolvidas com a turmas da Educação Infantil

* Contações de história e poesias pelas professoras;

* Vídeos chamadas individuais ou em pequenos grupos;

* Envio de vídeos produzidos pelas professoras;

* Planejamento a partir dos campos de experiências da BNCC e da intencionalidade da Escola;

* Distribuição de kits com diferentes materialidades – argila, tintas, elementos da natureza, entre muitos outros – e temáticos, como maleta literária;

*Encontros virtuais coletivos da Educação Infantil.

Saiba mais

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) prevê direitos básicos de aprendizagem na Educação Infantil: conhecer-se; explorar; participar; brincar; conviver; e expressar. Na Educar-se esses eixos são objetos de estudo e planejamento constantes, com o intuito de proporcionar vivências nas quais as crianças sejam protagonistas do seu aprendizado.

Por isso, na Educação Infantil procura-se incentivar ao máximo as experiências sensoriais, materialidades e as vivências sociais, culturais e criativas. Ao mesmo tempo, semanalmente, o grupo de professores da Educação Infantil realizam encontros para estudos, diálogos e planejamentos.

Confira mais fotos no Flickr da Educar-se!