No decorrer de 2021, direção e professores da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, intensificaram as discussões em relação ao Novo Ensino Médio (NEM). Para isso, foram realizadas reuniões, encontros pedagógicos e debates para formular as melhores propostas às turmas.

A seguir, confira como deve ser o próximo ano letivo para aqueles que estiverem na reta final da Educação Básica, segundo a diretora Valderez Maria Kern, a vice-diretora Cristiane Iserhard Machado e a coordenadora pedagógica Geovane Puntel.

1)       O que está sendo preparado para o Novo Ensino Médio na Educar-se?

A ideia é que o novo formato possa proporcionar um espaço comum para estudantes e professores aprenderem em convivência. De acordo com a vice-diretora, Cristiane Iserhard Machado, “a Educar-se prepara um Ensino Médio que dialoga com o aqui e o agora, que contempla a diversidade e a complexidade do mundo atual”.

O NEM na Educar-se ainda deve destacar: valorização da ciência-pesquisa; integralidade; leitura; vivências; experiências; capacidade de articulação com a tecnologia; inteligência emocional; compromisso com a ciência e com a vida comunitária; projeto de vida; empreendedorismo social, humano e financeiro; valores e princípios éticos.

2)      Qual é a maior preocupação da Escola nesse momento de transição?

O propósito da Educar-se é apresentar um Ensino Médio inovador, ousado e comprometido com a era da complexidade, que envolva o sujeito, que faça com que ele se sinta comprometido e aja com responsabilidade, sob um olhar crítico e sensível, fundamental para a construção de um espaço democrático. Espera-se que os estudantes sejam seres mais empáticos e sensíveis a questões humanas e ambientais, comprometidos a agir com responsabilidade. A Educar-se percebe que essa é uma necessidade para se adequar às exigências do mundo, que sinaliza a importância de reconectar os conhecimentos, fazendo com que os estudantes tenham a capacidade de acessar o que é específico, sem perder de vista o todo.

3)      Como deve ser organizada essa nova estrutura?

O NEM será composto por 1.800 horas de Formação Geral Básica – organizada e pensada por área do conhecimento, sem perder as especificidades de cada ciência -,e 1.200 horas de Itinerários Formativos. Esse último será dividido em Núcleo Comum, Eletivas e Trilhas, personalizadas para cada ano.

“Procuramos elaborar um documento que seja vivido em sala de aula com o pertencimento do conhecimento; seja contextualizado com os desejos dos estudantes e das necessidades das tendências de educação; que apresente rigor, compromisso; que seja leve, mas não leviano; que potencialize o conhecimento e a cultura, por meio de práticas, experimentações e vivências que transcendam o senso comum e aqueles historicamente pensados”, afirma a diretora Valderez Maria Kern.

4)     Por qual motivo é importante desenvolver esse novo olhar sobre o dia a dia na sala de aula?

“A reestruturação do Ensino Médio nos inquieta e nos preocupa, contudo, entendemos que o espaço escolar precisa de renovação frente às mudanças macro culturais, sociais, políticas e econômicas”, pontua a coordenadora pedagógica Geovane Puntel.

Como já dizia a doutora em Educação Nora Krawczyk, “uma mudança que não seja uma simples adaptação passiva, mas que busque encontrar um lugar próprio de construção de algo novo, que permita a expansão das potencialidades humanas e a emancipação do coletivo: construir a capacidade de reflexão”.

5)      Por fim, qual deve ser o principal diferencial da Educar-se nesse momento?

Neste momento, a Educar-se propõe um Ensino Médio que seja reflexivo, direcionado a uma formação ética e estética, com desenvolvimento da autonomia, do protagonismo, da autoria intelectual e do pensamento crítico.

O NEM Educar-se é uma proposta de formação participativa, ativa, cooperativa e democrática; construtora de valores repletos de humanidade e de empreendedorismo. E, para isso, deve-se amparar na ampla infraestrutura de laboratórios, salas de aula, áreas de natureza, de esportes e de convivência que sempre foram um diferencial da instituição.

Confira mais detalhes