As aulas de História, nas turmas 81 e 82, foram palco para a criação de peças e movimentos, a partir do tabuleiro de xadrez inspirado na Revolução Francesa. “Os alunos precisaram mobilizar os conhecimentos estruturados sobre o tema para escolher um contexto específico e aprofundar suas pesquisas. Foi um exercício de criatividade, mas especialmente de aprofundamento”, conta a professora Débora Vogt, que propôs a atividade.

Para Felipe Poll, da 81, a proposta foi diferente e interessante. “Ela foge daquela coisa ‘chata’ chamada prova. Mostra que é possível fazer outras coisas,como o xadrez, que pode explorar a nossa criatividade sobre as peças e regras do jogo”.

Quem também aprovou a ideia foi Carolina Juca Ardenghi, da 82. “Fiquei muito feliz e encantada quando soube da proposta. Foi totalmente criativa e ‘fora da caixinha’, pois estamos acostumados e apresentar trabalhos em slides. Criar um Xadrez da Revolução foi extremamente legal”.