Autor do livro “As representações visuais de Getúlio Vargas nas páginas da Revista do Globo (1929-1937): de gaúcho a chefe da nação”, o professor de História da Educar-se, Eduardo Barreto de Araújo participa de palestra virtual com o 9º ano, na próxima segunda-feira, 31, pela manhã.

Durante o encontro “Bota o retrato do velho: de gaúcho a chefe da nação”, promovido pela professora Débora Vogt, também de História, Araújo vai abordar as representações do gaúcho Getúlio Vargas, que governou o Brasil por um período de quase 20 anos. “Imagens, sejam elas fotos, charges ou ilustrações, são fontes históricas muito utilizadas para a escrita da história”, explica.

“Os estudantes do 9º ano, em suas pesquisas iniciais, já puderam refletir sobre esta figura emblemática da política brasileira do século XX, que impulsiona mudanças na economia, cultura e educação mas que ao mesmo tempo impõe a censura e governa de forma ditatorial”, comenta Débora.

Além de atuar como educador na Escola, o palestrante também é doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).