Em meio à nova rotina de estudos imposta em 2020, a Educar-se manteve seus laços com os estudantes, mesmo em tempos de aulas remotas. Exemplo disso foi a continuidade do projeto Passaporte da Leitura, lançado no ano passado. Em casa, crianças, adolescentes, professores e demais membros da equipe escolar puderam experimentar novas leituras e rechear o precioso documento.

Lançada em 2019, a iniciativa inédita integra os projetos Ler-se: leituras múltiplas leituras e Iniciação Científica, com o propósito de incentivar e proporcionar espaços para ampliar o hábito da leitura. Em cada passaporte, de uso pessoal e exclusivo, podem ser realizados registros históricos de leituras pessoais, além de passeios, viagens e visitas a livrarias, por exemplo.

Estudante da turma 82, Maria Gabriela Lemes da Silva, aprovou o passaporte. “Gostei muito desse projeto, muito mesmo. Sou uma pessoa que não se lembra muito das coisas, principalmente de títulos, então achei ótima a ideia, pois sempre que não lembrar o nome do livro ou autor poderei consultá-lo”.

Também do oitavo ano, mas da turma 81, Maria Eduarda Thier Campos acredita que a ação é mais um incentivo à leitura. “No ano passado, quando recebemos o passaporte, logo adorei o projeto. Gosto muito de ler. Sempre que lia um livro de que gostava muito, queria na mesma hora anotar minhas frases preferidas e palavras novas que aprendi com a leitura!”

Para a professora de Língua Portuguesa, Pamella da Silva, no ano de 2020, mesmo devido a toda uma readequação no planejamento anual em função das atividades domiciliares provocadas pela pandemia da covid-19, o Passaporte Literário esteve presente. “Diversos foram os alunos que o preencheram, mencionando seus livros e trechos favoritos, visto que, nessa quarentena, muitos dedicaram mais tempo à leitura”, afirma.

Ainda de acordo com ela, compartilhar e discutir o que se lê faz parte do projeto de incentivo à leitura proposto pela Educar-se. “É preciso escrever e conversar sobre o que estamos lendo, o que já lemos, o que gostamos e não gostamos de ler. Dessa forma, a leitura se torna parte do cotidiano, e vamos intensificando esse hábito que nos enriquece tanto, de tantas formas”.