O Memorial da Unisc foi palco de um momento importante para os estudantes do componente eletivo Educação para as mídias. No dia 11 de julho, última semana de aula do primeiro semestre, os jovens realizaram a apresentação de suas produções midiáticas (trabalhos finais) para as turmas 91 e 92.

Segundo a professora Pamella Tucunduva da Silva, após um período inicial de aula, em que foram estudados os diferentes tipos e as funções das mídias, os alunos, divididos em duplas e trios, escolheram uma delas para produzirem conteúdo. “Com a escolha do meio de comunicação, dos assuntos, do público-alvo e da finalidade da produção, foi a hora de colocar a mão na massa”, conta. Para tanto, os grupos também foram orientados individualmente durante as aulas.

Paralelamente à produção, nas aulas a turma estudava um assunto relacionado ao propósito do componente, que, entre outros objetivos, visa à compreensão e análise de processos de produção e circulação de discursos veiculados em diferentes mídias; a análise e experimentação de diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia; a análise de perfis de influenciadores digitais, institucionais, reels, vídeos de Tik Tok, entre outros; e edição de mídias audiovisuais.

Saiba mais

Durante o primeiro semestre de 2022, a eletiva Educação para as mídias foi ministrada pela professora Pamella Tucunduva da Silva no Laboratório de Comunicação Social (Comlab) da Unisc, devido a uma parceria entre a Educar-se e o Curso.

De acordo com Pamella, isso foi fundamental para que os alunos pudessem vivenciar de maneira mais aprofundada a experiência com as mídias. As aulas ocorriam na Agência Experimental A4 na parte da manhã, e à tarde os estudantes frequentavam os Laboratórios de Rádio e TV.

No Novo Ensino Médio, as disciplinas eletivas compõem os itinerários formativos, mas não fazem parte do currículo pleno do curso ao qual o aluno está vinculado. Correspondem à parte flexível do curso e complementam a Formação Geral Básica.

Confira alguns trabalhos