O mês de julho já chegou, mas ao longo de junho a Educar-se registrou uma série de atividades especiais. Confira, a seguir, alguns dos principais acontecimentos das últimas semanas!

2) Conhecer práticas relacionadas à agroecologia e soluções ambientes foi apenas um dos objetivos da saída de campo realizada pelas professores Nêmora Backes e Margui Ayres com o 1º do Ensino Médio. No dia 5 a turma seguiu a Sinimbu, onde visitou as propriedades familiares de Orlando Knobloch, que possuiu biodigestor e agroindústria de ovos, e de Aloísio Goetz, produtor de morangos.

3) Os inscritos na Disciplina Facultativa de Robótica da Educar-se participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica – Teórica, no dia 7 de junho. As atividades foram realizadas na sala 503, com o acompanhamento dos professores Michel Girotto Brum e Daiana Beckemkamp. As provas práticas serão realizadas no mês de julho.

4) Na manhã do dia 10 de junho os estudantes do 8° ano participaram do Quiz das Vozes Verbais, realizado pela professora Pamella Tucunduva da Silva durante as aulas de Língua Portuguesa. A atividade visou o estudo dos conteúdos sobre vozes verbais. A equipe vencedora foi a Mentes Ativas, integrada pelos alunos Arthur Vinícius Hirsch, Brenda Schenkel Zucatti, Fernando Schuh Christmann, Gabriel Schaefer, Gabriela Boettcher Furtado e Larissa Rabuske Limberger.

5) O 1º ano do Ensino Médio realizou uma visitação ao 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), no dia 12 de junho. Na ocasião, os estudantes participaram de atividades de Orientação na companhia dos professores Daiana Beckemkamp, Margui Ayres e Charles Melo.

6) No dia 12 foi a vez dos estudantes da turma 81 conhecerem a Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta). Durante a visita, que contou com a orientação da professora Débora Vogt, foram abordados temas relacionados ao cooperativismo, agricultura e soberania alimentar. Além disso, o grupo visitou as instalações da Germani Alimentos. A visita serviu de suporte para comparar uma indústria do século 21 às do século 18, especialmente no que se refere às inovações tecnológicas, impacto ambiental, legislação trabalhista, sistema capitalista e ao cotidiano da fábrica.

7) As turmas do Ensino Médio participaram de um momento especial, no dia 13. Na ocasião, Lorena Flores, intercambista dos Estados Unidos, participou de um bate-papo com os estudantes na sala 101.

8) O time de voleibol da Educar-se, da Disciplina Facultativa, participou de um amistoso com a equipe do Colégio São Luís no dia 13 de junho, no ginásio da Unisc. Durante a partida, o grupo contou com a orientação do professor Marcos Germano Seidel.

9) A turma 22 visitou, no dia 13, a Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente, em Santa Cruz. A saída de campo, orientada pela professora Carine Almada Martins e pela monitora Vitória Goulart, contou com o tema Identidade, diversidade, respeito e convivência.

A visita foi realizada por meio de um convite de Elton Valmor Scholz, pai da estudante Valentina Scholz. “Nosso objetivo foi enriquecer o estudo em andamento na sala de aula”, comenta Carine. Além de conhecer um pouco da rotina da delegacia, as crianças também foram apresentadas aos cães que trabalham fazendo buscas, farejando drogas, entre outras atividades.

10) No dia 17 de junho foi a viagem de estudos para as turmas 71 e 72 da Educar-se. Os grupos visitaram a Usina Hidrelétrica Leonel Brizola e uma aldeia indígena em Salto do Jacuí. A saída de campo foi coordenada pelas professoras Liliane Frantz, Camila Menezes e Rafaela Tadiello.

11) Os estudantes do Ensino Médio testaram seus conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 17 e 26, quando foi realizado o Simulado Enem Educar-se.

12) Sob a temática Nosso corpo: uma máquina perfeita, a turma 22 da Educar-se visitou o laboratório do curso de Enfermagem da Unisc, no dia 17. A visita foi realizada a convite de Daiana Klein Weber Carissimi, mãe da estudante Giovanna Antonella Weber Carissimi. “Nosso objetivo foi enriquecer o estudo em andamento na sala de aula, especialmente no que se refere ao corpo humano, órgãos e suas funções, os cinco sentidos”, explica a professora.

13) Aprender espanhol com nativos da língua pode ser ainda mais interessante. No dia 27, as turmas do Ensino Médio receberam a visita dos mexicanos Jaime Franco Jiménez e Kevin Cibrian Jaramillo, que falaram a respeito da experiência do intercâmbio e da cultura do país em que vivem. A turma do segundo ano, representada por Isadora Donicht e Mateus Schwengber, apresentou o Brasil à dupla.

14) Uma simulação de competição de Ginástica Olímpica foi realizada no dia 28 de junho, no ginásio da Unisc. Participaram da atividade os estudantes da Disciplina Facultativa de Ginástica Olímpica da Educar-se, com coordenação dos professores Everton Chagas de Freitas e Daiana Beckemkamp. O momento foi organizado por acadêmicos de Educação Física, em conjunto com a professora Úrsula Müller.

15) A direção da Educar-se promoveu um momento inovador na Escola. Em junho, a diretora Valderez Maria Kern e a vice-diretora, Cristiane Iserhard Machado se reuniram com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio para um café da manhã no refeitório. Durante a ocasião eles conversaram sobre ser estudante, os desafios, como veem a Escola e sobre todo o período da sua história no educandário.

17) Confira mais registros de atividades realizadas ao longo do mês de junho na Educar-se!

Aula com xadrez

Concerto Grupo Piá

Encontro com escritores

Exposição de objetos antigos