O primeiro dia de junho reservou um momento especial para as turmas 41 e 42. Durante a manhã, os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre o tratamento de água e esgoto em Santa Cruz do Sul.


O encontro, organizado pelas professoras Sâmera Uebel e Márcia Murillo, contou com a participação do Agente em Tratamento de Água e Esgoto da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), Marcos Alves, pai da aluna Mariana Alves.

Por meio da atividade, os grupos puderam conhecer mais sobre a água, suas implicações no cotidiano e os cuidados necessários relativos ao bem líquido. “Foi um momento muito importante, pois todos puderam visualizar de forma concreta as etapas do tratamento, além de tirarem dúvidas com alguém que, de fato, conhece esse processo de forma tão legítima”, conta Márcia.

Além disso, a professora Sâmera destacou as discussões em relação ao tratamento dos resíduos. “Há anos a Corsan é nossa parceira na realização de conversas e visitas técnicas. E nesses momentos sempre é comentado que apenas 20% do esgoto é tratado no Município. O dado revela o quanto esse sistema ainda é precário e o quanto ainda precisa ser investido na área”.