O dia 10 de dezembro marcou o encerramento de uma grande parceria realizada em 2019, na Educar-se. Pela manhã, os estudantes da turma 51 se reuniram com os acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Unisc, na Escola, para selar a parceria firmada do longo do ano letivo.

Os grupos, que realizaram pesquisas sobre características, curiosidades, nomes popular e científico de árvores nativas do Estado, ainda irão catalogar as plantas. Para isso, serão utilizadas placas confeccionadas pelas próprias crianças. Para a professora Luciana Vargas, que acompanhou a turma, a parceria veio para acrescentar, de forma significativa, os estudos em sala de aula.

“Mais do que nunca é necessário que natureza e o ser humano se conectem. Nós estamos todos interligados, e muitas vezes olhamos para tudo isso de forma separada. É necessário entender que precisamos cuidar do meio ambiente, como cuidamos do nosso corpo e da nossa da saúde”, afirma.

O projeto Ecologia de plantas no Rio Grande do Sul: fundamentos teóricos e identificação de árvores, foi desenvolvido por Gustavo Stolzenberg Colares, Maiara Priscilla de Souza, Naira Dell’Osbel, Patrik Gustavo Wiesel e Vanessa Ribeiro, do PPGTA.