Visando ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, durante uma das videoconferências de Língua Portuguesa, realizada com o 9° ano da Escola Educar-se, a professora Pamella Tucunduva da Silva proporcionou ao grupo uma atividade para a promoção da cultura de paz. Os estudantes confeccionaram tsurus (origami japonês do pássaro grou), em cujas asas foram escritas atitudes necessárias para que um cenário pacífico possa acontecer.

“Entendemos que, ao cultivarmos a paz em nossas ações e relações, as chances de colhermos atos dessa natureza é maior”, afirma a professora. Para isso, o grupo conversou, discutiu e debateu sobre o tema, previamente lendo reportagens e assistindo a diversos vídeos sobre o assunto.

O ponto de partida da conversa, conta Pamella, foi a história da menina Sadako Sasaki, cuja estátua está representada no Monumento das Crianças pela Paz, no Japão. A pequena Sadako foi uma das vítimas da bomba de Hiroshima, falecendo de uma leucemia em 1955, aos 12 anos, causada pela contaminação radioativa gerada pela explosão.

Ainda em vida, a menina passou a confeccionar mil tsurus, pois, segundo uma lenda local antiga, aquele que fizesse essa quantidade poderia ter um pedido atendido. Embora seu desejo fosse curar-se da doença, ao fim da vida a pequena desejou que seus “pássaros” voassem pelo mundo levando a paz a todos os lugares. Até hoje, crianças de todo o planeta fazem e enviam tsurus ao Parque Memorial da Paz, onde está localizando o monumento, expressando o desejo pela paz mundial.

***

Que tal confeccionar seu próprio tsuru e marcar a Educar-se nas redes sociais? Assista a um tutorial em https://youtu.be/pzS0ToWZ9DA e desafie-se. Quem sabe chegamos aos mil e, então, poderemos reforçar nosso pedido de paz?