Em saída de campo realizada no dia 19 de abril, os estudantes das turmas 41 e 42 puderam ampliar seus conhecimentos sobre Santa Cruz do Sul. Integrada aos estudos sobre a cidade, a atividade contemplou visitas à Casa das Artes Regina Simonis e ao Museu do Colégio Mauá, ambos no Centro.

No primeiro espaço, sob orientação de Rosane Aquino, da Associação Pró-cultura de Santa Cruz do Sul, os grupos conheceram a história do prédio, observaram detalhes, percorreram os ambientes e ainda apreciaram o trabalho do artista gaúcho Flávio Scholles.

Já no museu, conheceram artefatos indígenas e do município, coleção de animais taxidermizados, a exposição Brincar é coisa séria e a sala com objetos que contam a história dos imigrantes alemães, com recepção da diretora Maria Luiza Rauber Schuster.

“É sempre incrível ver a admiração e o entusiasmo das crianças em encontrarem tantas novidades num lugar que parece já tão conhecido por eles”, comenta a professora Márcia Murillo. Além dela, a professora Sâmera Uebel reforça a importância desses momentos. “Conseguir apresentar a cidade de uma outra forma, assim como reconhecer as belezas da história que fizemos parte faz toda a diferença na caminhada de estudos das crianças”.

Para a professora de Artes, Josiane Medianeira Soares, que também acompanhou a saída de campo, “visitar espaços de exposição artísticas são fundamentais para compor o ser sensível e crítico. Amplia o repertório cultural da criança, expande as percepções, sensibiliza o olhar e é uma forma de apresentar novos mundos e possibilidades através da arte”.

Confira, a seguir, o que dizem alguns estudantes:

“Eu adorei o passeio. Sempre quis ir na Casa de Artes Regina Simonis e hoje pude realizar este desejo justo no dia do meu aniversário. Foi um verdadeiro presente. Também adorei o Museu do Mauá. Muitas coisas legais” – Isabela Redin Tornquist (42)

“Sempre tive muita vontade de ir nesses lugares” – Cecília Moraes Federizzi (42)

“Adorei! Conheci lugares que eu nunca tinha ido. Vi coisas que eu não tinha visto nunca! Muito legal!” – Isabela Araujo Brust (41)

“A saída de campo foi legal, pois descobri coisas novas. Gostei da casinha de boneca e dos quadros. – Valentina Mascarelo Martinotto (41)