Com foco na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais, as turmas 51 e 52 têm vivenciado encontros especiais desde o início do segundo semestre. Por meio dos Ritos de Passagem, uma proposta do Serviço de Orientação Educacional (SOE), os estudantes se reúnem para refletir sobre os novos desafios que os aguardam.

“Por meio de diálogos e rodas de conversa, desejamos refletir e orientar para que cada um possa elaborar estratégias significativas de gerenciamento e passar por essa fase de forma tranquila”, afirma a psicóloga Daniela Haas, que coordena os momentos ao lado da estagiária da Psicologia, Léa Adriana Schwertner Kaufmann.

A ideia é que as atividades proporcionem crescimento, conhecimento, confiança, compromisso e empatia. “A Escola por ser viva, comprometida e colaborativa nos processos do aprender e do ensinar, desenvolverá um leque de encontros para que possamos trilhar uma jornada significativa no que tange a autonomia, o autoconhecimento, a cooperação e a responsabilidade social”, acrescenta Daniela.

Confira os aspectos abordados:

– Eu, minhas emoções e meus sentimentos.

– Eu, meus amigos e o mundo.

– Eu sou o que penso, como falo e faço.

– Eu e o mundo: desafios e responsabilidades.

– Eu e as tecnologias: responsabilidades e consciência digital (dependência tecnológica redes sociais e games).

– Eu e as drogas: desmistificando para prevenir.

– Eu e os grupos: Escola e os outros grupos sociais.

– Eu e a minha autoria: refletindo sobre a transição para os Anos Finais.