Os estudantes da Educar-se vivenciaram um importante momento de democracia. Durante as aulas de Filosofia, da professora Liliane Frantz, em parceria com o Serviço de Orientação Educacional, as turmas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental elegeram seus novos representantes de turma.

Antes disso, porém, eles puderam debater e compreender diferentes aspectos que envolvem o processo. “Quando a cidadania, a liderança e a ética se unem, a escolha se torna ainda mais representativa”, afirma a psicóloga Daniela Haas.

Por isso, as turmas tiveram a possibilidade de refletir, problematizar e elaborar novos entendimentos sobre democracia, liberdade de escolha, direitos, deveres e responsabilidade.

Para Giovanna Antonella Weber Carissimi, da turma 42, ter sido escolhida é um sinal de confiança. “É muito legal poder ouvir a turma para depois representá-la no Fórum”. Para a colega Valentina Panta Battisti, ter sido eleita pela turma também é sinal de que os colegas acreditam na capacidade de cada uma.

Devido às aulas virtuais e restrições impostas pela pandemia no início do ano, a eleição foi realizada somente em agosto. Para o próximo ano, contudo, o movimento deve ser vivenciado ainda nos primeiros meses letivos. Confira, a seguir, os eleitos.