Estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, têm vivido a Copa do Mundo de uma maneira diferente. Durante as aulas de História e Sociologia, eles participam do projeto 40 anos de Copas do Mundo: entre o global e o local, desenvolvido pelo professor Mateus Silva Skolaude.

Para tanto, desde o dia 30 de novembro os grupos têm utilizado, como fonte de pesquisa, o acervo do jornal Gazeta do Sul, localizado na Biblioteca Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Este trabalho tem por objetivo aproveitar o momento de efervescência relacionada à Copa do Mundo, e refletir sobre este episódio em outros contextos históricos”, afirma o professor.

A proposta compreende as dez copas do mundo realizadas nas últimas quatro décadas. Durante os estudos serão destacados aspectos curiosos e gerais dos países sede (história, política, economia, cultura, religiosidade) e as implicações no âmbito local, isto é, a repercussão em Santa Cruz do Sul.

De acordo com Skolaude, o trabalho foi organizado em grupos, sendo as apresentações agendadas para a próxima quarta-feira, 14 de dezembro. Após, o material será compilado e publicado em mídia a ser definida.

As copas estudadas

1-       Espanha (Junho e Julho de 1982)
2-      México (Maio e Junho de 1986)
3-      Itália (Junho e Julho de 1990)
4-      Estados Unidos (Junho e Julho de 1994)
5-      França (Junho e Julho de 1998)
6-      Coreia do Sul/ Japão (Maio e Junho de 2002)
7-      Alemanha (Junho e Julho de 2006)
8-      África do Sul (Junho e Julho de 2010)
9-      Brasil (Junho e Julho de 2014)
10-   Rússia (Junho e Julho de 2018)