EDUCAÇÃO INFANTIL

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Educação Infantil2023-01-04T14:22:36-03:00

O brincar, o jogo simbólico têm papel fundamental no desenvolvimento da criança nesse período junto à Escola. Essa abordagem vem ao encontro da iniciação à pesquisa e instiga a aprendizagem de maneira lúdica e interessante.

A Escola Educar-se integra, junto à proposta de estudos, o contato com as disciplinas de Oficina Literária, Música, Inglês e Educação Física. Para isso, a Instituição conta com profissionais capacitados e altamente qualificados que acompanham as turmas.

Um diferencial em sala de aula têm sido, também, as rodas de conversa. O projeto proporciona novo envolvimento dos familiares e estudantes, com atividades inovadoras no ambiente escolar.

Segundo o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Educar-se

a Educação Infantil atenta aos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento instituídos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, tem como objetivos:
– favorecer o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social (biopsicossocial), complementando a ação da família e da comunidade;
– Perceber a criança como sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (DCNEI);
– Proporcionar, através de espaços e tempos próprios, a interação com as diferentes linguagens, priorizando a dimensão lúdica como fator de aprendizagem e convivência;
– Propor situações de aprendizagens que busquem articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, favorecendo a investigação, a autoria e a participação;
– Efetivar a avaliação da aprendizagem mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;
– Assegurar a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança.

Confira o PPP na íntegra

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